Coroas Estéticas
Uma coroa (capa) é um tipo de restauração que envolve um dente ou se une a um implante dentário. As coroas restauram ou alteram a aparência estética e função de dentes ausentes, como no caso de implantes, ou muitos cariados, fracturados, desgastados ou mal-posicionados como no caso de dentes naturais. As coroas estão também indicadas em casos de dentes que apresentem grandes cavidades ou restaurações que comprometam a resistência do dente, como por exemplo, em dentes que tenham sido submetidos a tratamento endodôntico. Uma prótese parcial fixa, habitualmente designada por ponte, substitui dois ou mais dentes ausentes, e consiste em duas ou mais coroas ligadas a dois ou mais dentes ou implantes. A coroa ou prótese parcial fixa é tipicamente colada ao dente através de cimento dentário e pode ser unida a um implante através de cimento dentário ou um pilar com parafuso.
As coroas podem ser fabricadas em diversos materiais, habitualmente em metalo-cerâmica ou simplesmente em cerâmica com núcleos não metálicos da cor de dente como a alumina, o dissilicato de lítio ou a zircónia.
Como é feita uma coroa sobre dente?
A fabricação de uma coroa para um dente natural exige a preparação do dente através da redução do mesmo (entre 1 a 2mm) de forma circunferencial (360º) para permitir espaço para a coroa em cerâmica. Uma impressão (molde) é feita do dente preparado, que é depois utilizada pelo técnico de laboratório para construir, produzir a coroa individual. Enquanto o técnico de laboratório está a executar a coroa, o paciente utiliza uma coroa provisória feita em acrílico reforçado por forma a proteger o dente, manter a aparência estética e a oclusão. A coroa final é terminada com a forma e aparência de um dente natural sendo colada ao dente através de um cimento dentário. O objectivo cosmético é produzir uma coroa tal como fosse um dente natural que passa através da gengiva.
Como é feita uma coroa sobre implante?
Ao contrário da execução de uma coroa sobre dente natural, uma coroa sobre implante não exige desgaste de qualquer estrutura diretamente na cavidade oral visto que o implante apenas substitui a raiz ausente e a coroa sobre implante substitui a totalidade da coroa do dente. No entanto, a confecção da coroa sobre implante implica também uma impressão (molde) que é feita através do acoplamento de uma coifa de impressão ao implante. A utilização de coroas provisórias, não é obrigatória, embora possa ser determinante em casos clínicos que exibam necessidade estéticas (dente anterior), de adaptação funcional (fonética- ausência de todos os dentes) ou de adaptação ou manipulação dos tecidos gengivais. A coroa final é terminada no laboratório com a forma e aparência de um dente natural sendo unida ao implante através de um pilar com cimento dentário ou um pilar com parafuso.
Tal como em coroas sobre dentes naturais, o objectivo cosmético é produzir uma coroa tal como fosse um dente natural que passa através da gengiva.